
Beth Thunder era conhecida por hits escrachados e absurdos como Hair Solto de Prancha e #Bucetinha, mas no início de 2018, a cantora deu um giro de 180 graus em sua música, lançando o seu álbum mais conceitual e pessoal, Tenebrism, que a rendeu um Critics' Choice Awards. Porém, devido a polêmicas envolvendo o seu nome e a RSV à fizeram se afastar da música por um tempo. Mas a temporada dos trovões está de volta, com seu novo single "Você_agorafazpartedemim", Thunder fala com a RSV sobre futuros projetos, novo cenário musical e suas controvérsias.
***
RSV: Olá Beth, é um prazer te receber nos estúdios da RSV. Desculpa a poeira, a empregada Sara não pode vir aqui hoje. Como você está?
Beth: Olá! Obrigada! Oh não tem problema, a Sara não limpa muito bem mesmo
RSV: Pois é, não é artista e nem cuidadosa. Mas vamos falar de coisa boa, você anda meio sumida dos holofotes desde o lançamento do seu último álbum, Tenebrism. O que você anda fazendo desde então? Novos projetos?
Beth: Pois é, desde antes de lançar o Tenebrism eu já sabia que precisaria de uma pausa para mim, minha vida como cantora virtual e também administradora estava me consumindo muito então resolvi me afastar um pouco e tirar esse tempo pessoal, e é o que estou fazendo ainda para ser honesta. Porém agora quero voltar aos poucos, mas meu único novo trabalho é minha canção promocional que lançarei aqui com exclusividade!
RSV: Ai que tudoooo! Pode nos falar um pouco sobre esse seu novo trabalho?
Beth: Sim! Essa música se chama "Você_agorafazpartedemim" é uma canção que eu escrevi durante este meu período pessoal de auto-descobrimento e busca pelas minhas novas verdades. Nela eu falo sobre uma experiência particularmente muito ruim que tive com uma pessoa que conheci durante esse período afastada, e como as coisas saíram do controle com ela.
RSV: Voltando um pouco no tempo vamos falar um pouco sobre seu último álbum, Tenebrism. Nesse cd temos uma Beth completamente diferente do que conhecíamos, temas pessoais e sério com uma roupagem mais conceitual. Esse novo estilo foi algo que você já tinha planejado ou foi algo que aconteceu naturalmente?
Beth: Eu acho que um pouco dos dois. Antes de lançar o Tenebrism eu própria me questionava quanto artista, sentia que as vezes não passava grandes mensagens ao meu público, e quanto tentava não ficava 100% satisfeita, aí entra a questão de já querer fazer algo planejado. Porém ao mesmo tempo, os temas do tópico foi o que eu sofri entre 2015 e 2017, como eu estava triste e me sentia vazia. Num geral, eu acho que o álbum decorreu de uma forma bem natural, mas sempre eu colocando na minha cabeça meu objetivo final, que era o de entregar uma material que aqueles que ouvissem pudessem se identificar, e acho que cumpri muito bem com aquilo que queria fazer, gosto muito dele e ouço bastante até hoje, risos.

RSV: Um passarinho nos contou que você tinha planos de lançar um projeto visual para o Tenebrism, mas infelizmente foi esquecido no churrasco. Você ainda pretende lançar algo para o cd, ou guardamos o Tenebrism na fanbase?
Beth: Putz... Cancela a pergunta gata (risos), não, mas falando sério, de fato eu iria lançar o Tenebrism como álbum visual, na realidade todos os clipes foram upados inclusive no meu canal, mas muitas circunstâncias me fizeram voltar atrás e não lançá-lo. O primeiro é que desde o lançamento do álbum eu já sabia que iria tirar uma pausa, se fosse ficar a lançar clipes sem parar significaria que teria que trabalhar mais e mais e eu não queria mais. O segundo fator foi que, embora muitos dos vídeos estivessem perfeitos, outros não me agradavam e não correspondiam totalmente ao que queria. Depois disso tudo ainda vieram os ataques massivos a mim e a RSV e resolvi que estava protelando demais o meu hiatus, então infelizmente não pretendo mais lançar nada relacionado ao Tenebrism, até porque não é um álbum que corresponde mais ao que sou hoje em dia.
RSV: Falando em RSV, qual a sua opinião sobre o rpg ultimamente? Você acha que o oddcast ainda tem espaço para crescer?
Beth: É uma boa pergunta, eu acho que sim. Não estive 100% ativa no último ano, então não sei muito das novidades, mas percebo que novamente o RPG está entrando numa fase mais calma e sem grandes coisas acontecendo, mas é uma fase natural, sempre foi assim cheio de altos e baixos. Eu creio que a RSV ainda tem muito que crescer e fazer acontecer, mas isso se estiver disposta a adaptar-se a novas realidades ou ideias.
RSV: Nesse novo cenário músical, quais artistas te impressionaram mais? Alguém que você gostaria de colaborar?
Beth: Eu estive um pouco afastada ultimamente, então meu contato com o oddcast não foi muito imersivo, todavia eu gosto muito do trabalho da Rudimental, é nítido sua evolução desde o primeiro álbum, sua nova música é incrível. Também pontuo o Hourglass, álbum novo de Gabi, que também amei do início ao fim. Destaco também Venus James, seu desempenho com o Reverie é notável, para mim ela é uma artista que tem surpreendido de uma forma bem positiva, gostaria de trabalhar com ela com certeza, e também com Tammi, que também trouxe grande qualidade a música recentemente.

RSV: Um dos motivos de você ter se afastado do oddcast nos últimos meses foi os constantes ataques a você e a RSV por parte de algumas cantoras, e deixou a comunidade divida em dois lados. Pode nos dar a sua visão sobre essas polêmicas?
Beth: Eu nunca falei abertamente sobre esse assunto porque não sentia a necessidade para tal, na época eu já estava sobrecarregada e sabia que não deveria me incomodar com mais e por isso ignorei, e aproveitei o momento para então entrar no meu hiatus. Não é como se houvesse muito o que dizer, nunca se teve uma razão 100% concreta que justificassem os ataques, mas isso já passou e estou disposta a seguir em frente e continuar a fazer meu trabalho assim como as meninas atacaram a RSV também devem. No final das contas, estamos todas envolvidas no oddcast, não devemos criar mais e mais intrigas que nos separem, afinal de contas é exatamente a música virtual que nos une. Espero que possamos todos ficar bem.
Águas passadas né... águas... calmaria... passaros cantando... olha um pássaro pousou no meu ombro... *piu piu piu*...hm ok... Beth um outro passarinho me contou que talvez teremos um comeback de Beth Thunder com um novo projeto com temas mais suaves e etéreos. São verdade esse rumores?
Beth: Esses pássaros estão falando demais, sofro (risos). De qualquer forma, sim! Ainda não planejei nada para o meu retorno em definitivo, mas desde meu hiatus comecei a me descobrir ainda mais como pessoa, creio que agora vivo no momento mais tranquilo, queer e mindfullness da minha vida! Pretendo abordar essas novas temáticas em projetos futuros sem perder a minha essência, claro. Acho que já me perdi muito em lançamentos passados, e agora só quero trabalhar tranquilamente sem criar expectativas externas, é um novo momento e estou muito ansiosa por ele!
RSV: Amo! A última pergunta antes do nosso bate bola jogo rápido para terminar. Atualmente no oddcast grande parte dos lançamentos parecem ter uma vibe mais conceitual e alternativa, diferentemente do estilo escrachado e pop do início do rpg. Você acha que é importante inovar e quebrar tabus na música virtual ou nem só de conceito viverá o homem? E você acha que a putaria o conceito podem andar juntos? Teremos a old Beth de volta ou o conceito veio pra ficar?
Beth: Eu não gosto de extremos, acho que tudo quando falamos de arte é plausível e válido se feito realmente porque a pessoa o quis, e se não infringe o espaço de outro, claro. Neste caso eu devo dizer que tanto conceitual quanto o cômico são válidos. Ultimamente tenho ouvido repetidamente os discos antigos de Wanda e Jamaica, minhas artistas favoritas da música virtual, ambas que suas músicas em geral são com um tom muito mais apelativo e engraçado, mas o que não desconsidera músicas conceituais e a relevância de outros artistas que preferem trabalhos mais íntimos. É importante sabermos valorizar nossos artistas, sendo eles da putaria ou do conceitinho. Eu neste momento não quero me prender nem a um nem ao outro, mas já não sou mais a mesma Beth de Psicodelia ou de Bucetinha, e se for abordar temáticas mais escrachadas, claramente farei de forma diferente, mas não sinto que será agora que vou falar de dar a buceta, talvez mais para frente, se assim sentir que seja necessário.

RSV: Uma música oddcast que te marcou?
Beth: TecnobregaLover - Jamaica e CJ Jones
RSV: Um álbum oddcast que te marcou?
Beth: Angelique - Gabi
RSV: Thalia Trakinas? Lenda ou lêndea?
Beth: Ou
RSV: Quem é a rainha do pop?
Beth: Eu! mentira, acho que a Gabi.
RSV: X o que que é?
Beth: Minha xulla!!!
RSV: Beth, muito obrigado pela sua presença e pelo seu tempo. Todo o sucesso do mundo para seus novos lançamentos. Uma ultima mensagem pros leitores?
Beth: Eu quem agradeço! Eu gostaria de dizer que sou muito grata por fazer parte dessa comunidade e pedir que todos ouçam "Você_agorafazpartedemim" lanço essa música com muito carinho e satisfação! Beijinhos
***
Confira "Você_agorafazpartedemim", o novo single de Beth Thunder: