O ano de 2018 na música virtual foi intenso e lançamentos não faltaram. Dentre esses lançamentos, sempre existem aqueles que merecem destaque. Pensando nisso, nós da Radio Station Virtual reunimos os 5 melhores discos, singles e videoclipes do ano. Confira se você está na lista:
***
Álbuns
#5: Pandemia - Tammi
#4: Volúpia - Sara
As três primeiras faixas de Volúpia abordam os temas mais pesados — o que é a vida, a vulnerabilidade e o ódio —, e então, a partir de "Mais Uma Dança", tudo muda de tom e ele se transforma no que pode soar como um ultimato num grito de guerra para se manter fiel a si mesmo. Com seu fim em "Utopia", Sara declara a proibição da solidão. Seu final feliz é a fé que a superação pode suportar e o conhecimento de que ela sobreviverá, não importa o que aconteça. O foco de Volúpia é existencial: Sara está aprendendo a saborear o tempo e deixá-lo passar, tomando conclusões subjetivas acerca da vida e do passado.
#3: Project Chaos - Gabi
Com a conclusão de que a tecnologia está deturpando as relações interpessoais, Gabi inicia seu novo álbum com "Technocracy". Por mais austero que seja Project Chaos, a melancolia de Gabi sempre presente evita que ele pareça impenetrável e, com isso, podemos viajar de volta à Skin com "Reconfigurada", na letra poderosíssima de "Me Destruir (Não Vai Ser Você)" ("Sei quem me aponta o dedo / Não é tão perfeito assim"), e nas várias vidas de Gabi em "Sete Vidas", onde ela passa a mensagem de que viu de tudo, mas não é o suficiente. Gabi está mais experiente e poderosa do que nunca com este álbum.
#2: The Artidote - Van Vogue
#1: Reverie - Venus James
Textos por Sara
Canções
#5: Pose - Venus James
Com inúmeras citações e referências à ícones do cinema, música e moda, indo desde o cineasta francês François Truffaut ao marido de Selena Gomez, Faustão, Venus James mostra com excelência e diversão sua faceta de diva pop, nos levando à pista de dança com sua sonoridade house, sem cair no comum.
#4: Meu Bebê - Ariana Carper
#3: Má Influência - Emmy Leitão
Single do seu álbum debut M, "Má Influência" é a faixa dance mais convidativa de 2018. Emmy Leitão mostra, com sua faceta sexy e bad bitch, que cantar putaria ainda dá certo sem descer do salto nessa deliciosa faixa, que conta com uma produção impecável.
#2: Você Não Pode Me Salvar - Sara
#1: Eu Não Amo Ninguém - Van Vogue
Textos por Venus James
Videoclipes
#5: Digital Love - Gabi
Até onde a tecnologia influencia nossas interações sociais? Gabi responde a essa pergunta no belo clipe de Digital Love, que parece um colorido episódio de Black Mirror.
#4: Inumana - Tammi
Algumas músicas parecem gritar por um clipe, e, em "Inumana", não poderíamos pedir mais. A direção de Van Vogue, com cenários e looks futuristas, utilizou todos os recursos disponíveis numa plataforma tão escassa como o Impop e compôs bem o que a faixa pedia.
#3: Super Imaculada - Van Vogue
Como numa explosão de cor e efeitos eletrônicos, Van Vogue nos entrega um colírio para nossos olhos, com uma edição e direção de arte impecáveis.
#2: Efeito Placebo - Xexenia
Infelizmente a cantora deletou o vídeo de seu canal no YouTube
#1: Você Não Pode Me Salvar - Sara
Textos por Venus James