O Grammy Station Awards 2018 está chegando e para tornar essa edição mais interativa, iremos fazer uma temporada de entrevistas com alguns dos destaques indicados à premiação, e a primeira da lista é a cantora Venus James, indicada à "Artista Revelação" e outras cinco categorias com seu álbum "Exodus".
Conversamos com a Venus a respeito das suas expectativas para o seu primeiro Grammy e também sobre o seu respectivo álbum, que lhe garantiu as indicações. Confira a entrevista na íntegra:
***
RSV: Olá Venus, obrigada por ter aceito o nosso convite, como você está?
Venus: Eu estou ótima! Obrigada pelo convite!
RSV: Essa é a sua primeira vez indicada ao Grammy e você já arrematou 6 indicações, como é a sensação?
Venus: Estou super honrada! Eu fiz o álbum sem nenhuma pretensão e ser indicada ao Grammy foi inesperado e incrível.
RSV: Quais são as suas expectativas para a premiação?
Venus: Estou super animada, as premiações nos últimos tempos tem ficado cada vez melhores e tem vários artistas super talentosos indicados, então acho que vai ser maravilhoso.
RSV: Você tem ainda pouco tempo de carreira e certamente não atingiu o reconhecimento que deseja, acredita que a presença na lista da premiação possa mudar isso?
Venus: Espero que sim, mas nada acontece sem trabalho então tenho muito a frente para conquistar.
RSV: Você recentemente assinou um contrato com a Kleine Huren Records, uma das grandes gravadoras do RPG, isso significa novos projetos para 2018?
Venus: É um pouco cedo pra falar em novos projetos musicais, mas estou trabalhando em algumas coisas para o Exodus que sairão em breve...
RSV: Sinto cheiro de novos singles vindo…
Venus: Digamos que ainda manteremos contato por mais algum tempo…
RSV: Sobre o álbum, quanto tempo exatamente você passou o elaborando? Como foi esse processo?
Venus: Hmm... Bom, o álbum surgiu pra mim quando eu estava produzindo o meu primeiro álbum, Chroma. O Chroma tem uma sonoridade bem synth e futurista, e depois de algumas semanas produzindo, eu não conseguia ouvir mais nenhum synth, então acho que eu inconscientemente fui buscando por uma sonoridade mais orgânica e uma temática mais "real", isso foi mais ou menos em agosto de 2016 e eu vim desenvolvendo o Exodus desde então.
O que o “Exodus” significa para você?
Venus: Nossa, não sei nem por onde começar. Acho que o Exodus pra mim é estranhamente uma jornada de autoconhecimento, libertação e mudança. É sobre deixar coisas antigas pra trás e descobrir coisas em você que você não sabia que tinha antes. Acho que também é a realização dos diferentes aspectos de uma pessoa, por isso o álbum tem várias sonoridades.
RSV: Algo que aconteceu desencadeou esses sentimentos em você? O que te inspirou a compor para esse CD?
Venus: Cada música tem uma história completamente diferente mas elas tem um pequeno elo que as ligam. Acho que cada música tem um pouco sobre deixar algo para trás e ir conhecer algo novo sabe? "Confiança" resume bastante o cd. É sobre estar entediada com os padrões antigos e querer algo novo. É algo que acontece naturalmente para mim, meio que uma cobra que troca de pele de tempo em tempo. Até mesmo '48022', é um pouco sobre isso. As pessoas usam o Tinder e coisas do tipo para conhecer pessoas novas. Então essa é a inspiração, conhecer coisas novas, aumentar seus horizontes.
RSV: E aquela capa, que foi tão elogiada aos quatro cantos do RPG, qual foi a sua grande inspiração para ela?
Venus: Primeiramente obrigada rsrs. Eu queria que sonoramente o álbum fosse bem orgânico, e tivesse uma vibe meio "tropical", mas não tropical como algo super energético e rápido, e mais como algo lento e quente, como uma onda de calor. E eu quis expressar isso na capa. Ela tem luz, calor e plantas, mas é algo mais misterioso e soturno, mas ainda sim tropical.
RSV: Entendo, foi um trabalho muito bem feito. Mudando o assunto, existe algum artista que você gostaria de trabalhar mas ainda não teve a oportunidade?
Venus: Claro! Eu amaria colaborar com a Tammi, inclusive já trabalhamos algumas vezes mas nunca finalizamos, e seria incrível fazer algo para o público. Eu também amaria colaborar com a Xexenia, eu acho ela uma das melhores cantoras do oddcast atualmente e é inspirador como ela não deixa o fato de ser do Impop ser uma barreira pra ela.
RSV: Falando no Impop, o que você acha que poderia resolver a crise que a plataforma vem sofrendo?
Venus: Boa pergunta... eu acho que cada plataforma tem seus prós e contras, e convenhamos que o Impop tem mais contras do que prós, mas é importante que você abrace sua plataforma e transforme limões em limonada. Por exemplo, a Gozzane faz clipes incríveis no Impop, e acho que isso é devido a ela saber explorar os lados positivos de trabalhar no Impop.
RSV: Realmente, artistas como a Gozzane fazem falta para a comunidade. E sobre os clipes da era "Exodus", quantos você acha que teremos?
Venus: Eu ainda estou vendo essa questão, eu sou inexperiente em relação a clipes, mas estou trabalhando em uma trilogia. Mas não quero estragar a surpresa (risos).
RSV: Opa, bom, não irei fazer a entrevistadora insistente, mas desde já desejo boa sorte e espero que dê certo.
Venus: Obrigada! Rsrs
RSV: Bom, infelizmente nossa entrevista está chegando ao fim. Muito obrigada Venus pela presença, boa sorte no Grammy e também nos próximos passos da sua carreira. Espero te receber mais vezes!
Venus: Obrigada de novo! Foi super legal conversar com você! Até mais!
E esta foi a nossa entrevista com a Venus James. A #GrammySeason volta na semana que vem com mais uma entrevista, não esqueça de confirmar presença no evento do Grammy Station Awards 2018 para ficar de olho em todas as novidades da premiação.