O Pornopop foi criado lá em 2009, quando surgiram seus primeiros artistas. Naquela época, as músicas faziam jus a palavra "Pornô" no nome, mas os anos foram passando e as composições dos pornopopers se refinaram, deixando a essência da plataforma para trás. Porém, alguns artistas ainda tentam manter esse estilo musical que levou o Pornopop, e talvez até a música virtual como um todo, ao sucesso.
Shakiria Gaga é uma das pioneiras do Pornopop e da música virtual, existindo desde 2009, sendo a primeira artista da plataforma a surgir, sendo seguida por Sailines, Gabi, Wanda Vladimirescu e outras. Logo no início de sua carreira, Shakiria ficou conhecida como a Rainha do Pornopop e carrega esse título até hoje. Porém, a cantora se manteve inativa por algum tempo após o lançamento do álbum "Incendiar", de 2015, e quando retornou, viu a sua plataforma se tornar algo que ela não compactua e então tomou a decisão de que iria tornar o Pornopop bom outra vez.
"Make Pornopop Great Again" é formado por 14 faixas e têm como seu objetivo principal trazer de volta a essência original do Pornopop, tão usada anos atrás por diversos artistas da plataforma. Mas, no meio de tanta renovação, tanto nas composições, como nos estilos musicais, será que essa não é uma tarefa tão difícil até mesmo para a Rainha do Pornopop?
01. A Morte Lhe Cairia Bem (ft. Melania Trump)
Um dos fatos que tornaram o 'MPGA' num dos álbuns mais esperados do ano foi a forma como Shakiria se aproveitou da eleição do presidente Donald Trump para divulgar o material, utilizando até mesmo a frase que tomou a frente da sua campanha no título do disco. E, logo na primeira faixa do álbum, ela também se aproveita da voz da esposa do presidente eleito. "A Morte Lhe Cairia Bem" é uma ótima faixa, com uma instrumental viciante e letra esperta e pegajosa, com o seu tom de veneno que não poderia faltar em uma canção de Shakiria Gaga. A produção também é um ponto forte da faixa, tornando-a um ponto positivo do material.
02. Cinismo
O disco continua com "Cinismo", uma canção onde Shakiria lamenta o término de um relacionamento, mas logo descobre que seu antigo parceiro não passava de um cínico e começa a repudia-lo. A produção da faixa é normal, apenas com repetições de frases em alguns momentos do refrão, tentando fazer com que a faixa grude na cabeça do público, o que pode acontecer entre os fãs de Shakiria Gaga que estão sempre dispostos a digerir o que a cantora os tem a oferecer, mas a faixa não passa de um momento morno do material.
03. Rumores de Uma Orgia
Voltando a essência da cantora, "Rumores de Uma Orgia" traz de volta os grandes destaques ao disco. A faixa fala sobre o assédio da mídia em cima dos artistas, usando Shakiria como a vítima da vez para enfatizar a história. A produção e composição da faixa são ótimas e a instrumental marca presença, transformando a faixa num dos pontos mais altos do disco. "Há rumores, nada é confirmado, nada é verdade, é tudo boato. Estão espalhando rumores, a mídia não para de mentir. Todos nós somos meros atores a um clique de se destruir".
04. Me Esmaga de Ladinho
Chegamos a um dos pontos mais baixos do disco. "Me Esmaga de Ladinho" foi lançada ainda em 2015, na época como um single avulso de Shakiria Gaga, que estava em período de férias. A produção da faixa é tão inferior ao restante do disco, e a própria cantora sabe disto, pois viu a faixa ser motivo de chacota por diversos meses. O motivo aparente para esta faixa estar presente no disco poderiam ser os seus números, mas, se tratando de Shakiria, isso não seria necessário para que o álbum atingisse um número alto em vendas.
05. Edward Mãos de Piroca
Novamente trazendo a essência da rainha de volta, "Edward Mãos de Piroca" é a letra mais criativa do material e um dos pontos mais altos do disco. A faixa faz uma sátira ao clássico "Edward Mãos de Tesoura" e conta a história sobre um menino que perdeu todos os seus dedos num acidente e os teve substituídos por vários pênis. A produção e instrumental também não ficam para trás, tornando a canção um dos pontos mais atrativos do álbum. "Edward Mãos de Piroca, onze pirocas ao total, é pra passar mal. [...] Edward Mãos de Piroca é a mais nova ascensão, responsável por enlouquecer a Helena e deixar a Van Vogue em alta tensão".
06. De Boca (ft. MC Fimosinha)
Caindo no Hip-Hop, "De Boca" é a mais natural canção de Shakiria Gaga, falando sobre sexo explícito da forma que a cantora sabe fazer. A letra é interessante e se torna engraçada em alguns momentos e a instrumental e produção tornam a faixa em um ponto alto do disco, mas não chega a ser um destaque do mesmo.
07. Assalto
Prosseguindo, temos "Assalto". Nesta faixa, Shakiria é vítima de um assalto e revela que ficou interessada pelo físico do assaltante, e no fim acaba se apaixonando pelo mesmo. A letra da faixa é atrativa, mas a produção é morna e ela fica apenas no mais ou menos. "Guardei minha carteira na calcinha, você tem coragem de pegar? Eu sou uma simples patricinha, pronta pra você arrombar".
08. Desgraçado
Se mantendo nos pontos mornos, temos "Desgraçado", uma faixa onde Shakiria fala mal do último cara que a decepcionou e conta a história do seu fracassado relacionamento de uma forma cômica, como a cantora sabe fazer. A instrumental não se conecta com o restante do material - que, aliás, nunca foi um sinônimo puro de coesão - e acaba ficando deslocada no meio do restante.
09. Sorvete de Chifres
Você já imaginou Shakiria Gaga cantando sobre desilusão amorosa? Pois bem, aqui está. Mas não pense que ouvirá uma canção melosa e triste para chorar aos cantos, pois isto não condiz com a carreira da cantora. Shakiria conta, do seu jeito sexual, como era feliz no início do seu relacionamento, mas que ele foi esfriando ao longo do tempo, e chega a compará-lo com um sorvete de morango. A letra é o ponto mais alto da faixa, a instrumental e a produção também não ficam para trás, fazendo deste mais um dos pontos positivos do disco.
10. Alguém Para Amar (ft. Aisha)
Essa é a melhor colaboração do álbum. Nesta faixa, Shakiria e Aisha confessam seu desejo em encontrar alguém para passar o resto dos seus dias junto, numa das melhores faixas do disco. A produção da faixa é ótima, sem muitos erros e uma composição super inteligente com um dos melhores trocadilhos já ouvidos na história da música virtual. "Essa noite eu só quero alguém para amar, alguém do meu lado, e eu não vou parar de procurar, pois quem procura... Aisha". GENIAL!
11. Sacripantas no Pântano
Chegamos a um dos pontos mais altos do disco. Normalmente, faixas com instrumentais conhecidos não me atraem pois simplesmente saem de forma preguiçosa e relaxada, mas com "Sacripantas" não foi assim que aconteceu. A produção da faixa acompanha a instrumental e a letra, apesar de fraca, deixa a canção mais engraçada. A música se torna um ponto forte do disco pela sua produção.
12. Perigótica Lacradora
Mais um ponto forte do disco, "Perigótica Lacradora" tem uma das letras mais engraçadas do disco e uma produção super eficiente, tornando a faixa no ponto mais cômico do álbum. O único ponto negativo é que a faixa não consegue se conectar com nenhuma outra do disco, que, mesmo sendo uma bagunça de sonoridade, tem algumas faixas que trazem coesão entre si, mas isto não acontece nesta faixa. Individualmente, ela é ótima e daria um ótimo single, mas, em conjunto, ela não se encaixa.
13. Socialites (ft. Gabi & Caio Himanez)
Chegando perto do fim do disco, temos a faixa mais radiofônica do material. Em "Socialites", Shakiria e Gabi encarnam duas personalidades da mídia, socialites, que ganham a vida não fazendo absolutamente nada. A produção é o ponto mais alto da faixa, que a torna um dos pontos mais altos do disco.
14. Sobe o Muro (ft. Madison)
A última faixa do disco é um dos pontos mais altos de todo o material. Apesar de não aceitar a maioria das faixas que utilizam instrumentais conhecidas, "Sobe o Muro" casa perfeitamente com a instrumental e traz a vibe que a composição exige. A letra é o ponto mais alto da faixa, mas a sua produção não fica para trás. Apesar de ter encerrado muito bem o disco, essa faixa teria ficado mais coesa se estivesse no início do disco, pois daria mais ênfase a toda a divulgação que Shakiria fez em cima do material.
Ao fim do disco, chegamos a conclusão de que a tentativa de Shakiria Gaga de tornar o Pornopop bom outra vez poderia ter sido bem sucedida, se ela tivesse preparado melhor o seu disco. "Make Pornopop Great Again" é um álbum confuso, com um emaranhado de sonoridades diferentes que não se conectam entre si, mas que - em sua maioria - soam muito bem individualmente, o que nos dá a impressão de estar ouvindo uma playlist qualquer com músicas de diversos discos, mas nos espantamos ao ver que se trata de apenas um.
"Make Pornopop" não é um disco inovador, além do mais o seu objetivo nunca foi esse. Mas ele também não cumpre o seu objetivo principal, apesar da tentativa ter valido a pena, tornar o Pornopop bom outra vez não é apenas preencher um disco com letras sexuais e engraçadas como no início da plataforma, pois nada disso adianta se as faixas não forem coesas, e esse foi, talvez, o maior erro do álbum da Rainha do Pornopop. Shakiria, nós te amamos e nós queremos que você tente de novo, pois sabemos que você tem capacidade de, um dia, fazer o Pornopop ser grande outra vez.
***
"Make Pornopop" não é um disco inovador, além do mais o seu objetivo nunca foi esse. Mas ele também não cumpre o seu objetivo principal, apesar da tentativa ter valido a pena, tornar o Pornopop bom outra vez não é apenas preencher um disco com letras sexuais e engraçadas como no início da plataforma, pois nada disso adianta se as faixas não forem coesas, e esse foi, talvez, o maior erro do álbum da Rainha do Pornopop. Shakiria, nós te amamos e nós queremos que você tente de novo, pois sabemos que você tem capacidade de, um dia, fazer o Pornopop ser grande outra vez.

