STATIONCRITIC: Thalia Trakinas traz uma bela mensagem sobre desilusão com uma conclusão duvidosa no seu ''Vanguarda Européia''.

Assim como existem vários acertos, a música virtual também é preenchida por erros. Alguns artistas pecam em seus primeiros materiais e rapidamente preparam o próximo para conseguir se redimir com o público, porém, um álbum feito às pressas nunca atinge o objetivo desejado, o que leva estes artistas a prepararem mais um disco, tentando corrigir os erros que o álbum anterior, feito para corrigir os erros do debute, cometeu. E como maior representante dessa infinita saga de álbuns que não deram certo, temos Thalia Trakinas.

No início de sua carreira, Thalia era uma artista muito julgada e martirizada, não só pelos seus discos de péssima qualidade, mas também por suas atitudes arrogantes e egocêntricas, que a levaram a se tornar uma das artistas mais detestadas do mundo virtual, disputando o título tete-a-tete com a cantora Vittoria Ametiste. 

Indignada, e com uma imensa vontade de reverter a situação, Thalia lançou o seu álbum "Odisséia", que foi o seu primeiro material a receber uma crítica positiva. Mas, para ela ainda não era o suficiente, e, poucos meses depois, chegou aos nossos ouvidos o "Vanguarda Européia", seu quinto material de inéditas. O álbum traz uma sonoridade mais alegre e uma evolução na produção desde o último registro, mas, foi feito às pressas como todos os outros. O que nos faz duvidar se ele será apenas mais um álbum bom na história da música virtual, ou se ele será o álbum que irá limpar a imagem de sua intérprete de uma vez por todas. 

01. Me Apague da Sua Memória
A primeira canção do disco também foi o segundo single promocional do mesmo. "Me Apague da Sua Memória" tem uma sonoridade mais eletrônica do que os antigos materiais da cantora. Nesta faixa, Thalia diz para um cara que ele desperdiçou a última chance que ela havia lhe dado, e, quando percebeu que ele não era a mesma pessoa que ela achou que fosse, mandou-o esquecer que um dia ela fez parte da sua vida. "Eu fui uma garota tão tola achando que você iria mudar, mas, outra vez me enganei, mas não deixei você me magoar" diz ela em um dos versos da canção. É uma ótima faixa e já mostra, logo de cara, o quanto a cantora evoluiu em tão pouco tempo.

02. Nunca Mais Vou Amar Ninguém
Em seguida, temos a curta e agradável "Nunca Mais Vou Amar Ninguém". O título já diz tudo, Thalia diz que vai desistir do amor definitivamente depois de ser enganada por alguém que ela achou que lhe amasse de verdade, é praticamente a continuação da faixa anterior. O refrão pegajoso à lá Zora Venka é o ponto alto da canção, apesar de ter alguns errinhos na execução, mas nada que torne a faixa em algo ruim. "Uma garota que confiou em palavras bonitas e foi abandonada em alguns dias. Mas, aquele amor ela vivia, e, quando voltou, ela gritou: Viva! Mas, outra vez ela foi enganada [...]".

03. Relâmpago
Prosseguindo, temos a faixa que iniciou os trabalhos do disco, sendo o primeiro single promocional do mesmo. "Relâmpago" tem uma letra pegajosa, uma instrumental viciante e uma produção esperta para acompanhar o resto dos ingredientes. Nesta faixa, Thalia fala, pela primeira vez, para o cara que a decepcionou que ele não faz mais diferença na sua vida e que ele vai ter que viver com o peso na consciência de ter magoado alguém que fez tanto por ele. "O mundo gira, a fila anda, olhos profundos e fala mansa. Pessoas nascem, pessoas morrem, outras se importam, outras esnobes" canta ela no melhor verso da letra, que dá brilho e animação a faixa.

04. Sentido (ft. Meryl)
Chegamos ao primeiro single oficial do disco. Acompanhada de Meryl, Thalia confessa que ainda sente algo pelo cara que a magoou, mas diz que não pode voltar com o mesmo, pois não está pronta para se decepcionar novamente, e ele continua com os mesmos traços que os fizeram romper a relação. A faixa é curta, mas é relaxante e agradável aos ouvidos, com apenas um pecado na produção que é a voz mais grossa no fundo, também presente na faixa anterior, mas que em alguns momentos desta, se encontram mais altos e mais irritantes a audição, mas nada que atrapalhe muito. "Eu confesso que ainda não te esqueci, de todas as mágoas eu sobrevivi. Eu confesso que meu coração ainda bate por você, mas você é muito ignorante para ver".

05. Olá
Batendo de frente com um dos maiores hits da carreira de Thalia, temos a canção "Olá". Com a instrumental mais radiofônica até aqui, a cantora ainda fala com o mesmo cara que a traiu ainda na primeira faixa, mas, dessa vez, diz que não quer que ele vá embora da sua vida, mesmo que eles continuem sendo apenas amigos, pois, apesar das decepções, ele foi uma parte importante da sua jornada. A letra da faixa é um tanto enjoativa, mas a produção compensa, um pouco, o que a composição largou em suas costas. 

06. Voltar a Ser Feliz
Mantendo a vibe radiofônica, temos a canção "Voltar a Ser Feliz", que ganhou um videoclipe recentemente. Nesta faixa, Thalia finalmente se desapega totalmente do seu antigo amor, dizendo estar livre e desistindo de vez de tentar manter esta relação. A faixa tem uma instrumental animada com uns acordes de violão ao fundo que cresce totalmente no refrão que se mantém sólido com a produção bem equilibrada, a composição é repetitiva no ponto certo para não se tornar enjoativa e completa muito bem a faixa.

07. Fazendo Amor Com o Diabo (ft. Gozzane)
Seguindo com o disco, temos a totalmente dispersa "Fazendo Amor Com o Diabo". Iniciada por um berimbau, a faixa se distancia de todo o resto do disco, tanto em sonoridade, tanto em sua composição. Assim como "Stop The Drama" em "Odisséia", esta música foge totalmente da narrativa que o álbum vinha apresentando e não demonstra nenhum indício de que outra está sendo iniciada, o que a deixa bem distante do restante do material. A produção e a composição da faixa são bem interessantes, o que a faz ganhar pontos no quesito qualidade, mas perde muitos quando falamos de coesão.

08. Ap. 580 (ft. Naomi Fox)
Encerrando o disco, temos a controversa "Ap. 580". A controvérsia se dá pois a faixa é a melhor do disco no quesito sonoro, produção e composição, mas, ao mesmo tempo, é tão dispersa quanto a faixa anterior na narrativa do disco. Apesar da sonoridade conseguir se adentrar ao que foi apresentado durante todo o disco, a sua composição acaba ficando distante, por vir depois de "Fazendo Amor Com o Diabo", e é aqui que entra o quesito coesão. Se a parceria com a Naomi Fox viesse antecedendo a colaboração com a Gozzane ficaria mais coeso, pois representaria um reinício na vida amorosa de Thalia depois de uma desilusão tão grande, mas, ao mesmo tempo, seria uma virada de mesa brusca demais, por não ter nenhuma faixa que representasse a transição do sofrimento para a superação e o conhecer de um novo amor. Ou seja, tivemos um erro de cálculo que pode passar despercebido por aqueles que vieram ouvir o álbum sem pretensão e acabam se perdendo na indiscutível qualidade da faixa, mas este não é o caso. Mais atenção da próxima vez, Trakinas.

***

E finalizamos este disco com a seguinte pergunta: O que ele provou a você? Bom, o "Vanguarda Européia" comprovou, de uma vez por todas, que Thalia Trakinas é, sim, uma ótima produtora e compositora e que sabe manusear sua carreira quando se preocupa de verdade com a mesma. Mas, por outro lado, também provou que ela ainda coloca uma preocupação maior em cima dos números do que na qualidade dos seus materiais.

Vejamos, as seis primeiras canções do álbum são liricamente maravilhosas e se conectam através de uma história de amor repleta de fases que podia ter ganho um desfecho maravilhoso, por mais que tivesse sido inventado e fugisse da realidade do que aconteceu de fato, mas, ela decidiu lançar duas faixas que, provavelmente, iriam ganhar a aclamação e adoração do público e trariam ótimos números para as vendas do disco. Não se pode negar que as duas faixas são ótimas e tem a mesma qualidade sonora que o restante do disco, isso é nítido, mas elas simplesmente não se encaixam no restante do material. Querida Thalia, você não precisa passar por cima dos conceitos que você mesma montou para garantir a adoração do público, tem duas músicas neste mesmo álbum e um Sunset inteiro que te provam isto. Está na hora de ter mais calma na hora de produzir novos materiais e dar bastante atenção aos mínimos detalhes, que podem mudar o rumo de todo um disco.